Cintos de segurança
Uma travagem a fundo pode ter consequências sérias caso o cinto de segurança não esteja colocado.
Para que o cinto de segurança proporcione uma boa proteção é importante que fique bem encostado ao corpo. Não incline demasiado as costas do banco para trás. O cinto de segurança foi concebido para proteger com o banco na posição sentada normal.
Não utilize clipes nem fixe o cinto à volta de ganchos ou outros elementos interiores que evitem que o cinto de segurança se apoie devidamente.Aviso
O cinto de segurança e o airbag actuam em conjunto. Se o cinto de segurança não for utilizado, ou for utilizado de forma incorrecta, o funcionamento do airbag perante uma colisão pode ser afectado.Aviso
Aviso
Nunca execute pessoalmente a alterações ou reparações no cinto de segurança. A Volvo recomenda o contacto com uma oficina autorizada Volvo.
Se o cinto de segurança for sujeito a um forte esforço, por ex:, numa colisão, todo o cinto de segurança deve ser substituído. Parte das características de protecção do cinto de segurança podem ser ter sido perdidas mesmo que o cinto pareça intacto. Substitua também o cinto de segurança quando este estiver danificado ou apresentar desgaste. O novo cinto de segurança deve ser homologado e destinado para o mesmo lugar que o cinto de segurança substituído.
Informação específica para a Austrália
Para cumprir as exigências australianas deve-se ler a informação seguinte juntamente com a informação acima.
Aviso
- Os cintos de segurança foram concebidos para assentarem na estrutura óssea do corpo, e devem ser utilizados em posição baixa sobre a parte dianteira da bacia ou sobre a bacia, peito e ombros, conforme aplicável; deve ser evitada a utilização da parte do colo sobre o abdómen.
- Os cintos de segurança devem ser ajustados o mais apertados possível, mantendo o conforto, para que proporcionem a proteção para a qual foram concebidos. Um cinto com folga diminui amplamente a proteção proporcionada ao utilizador.
- Tenha cuidado para evitar a contaminação do cinto com agentes de polimento, óleos, produtos químicos e, em especial, ácido das baterias. A limpeza deve ser realizada de modo seguro com água e sabão suave. O cinto deve ser substituído caso apresente desgaste, contaminação ou danos.
- É importante que se substitua todo o conjunto caso tenha estado sujeito a uma colisão grave, mesmo que o conjunto não aparente danos.
- Os cintos não devem ser utilizados torcidos.
- Cada conjunto do cinto deve ser utilizado apenas por um passageiro; é perigoso colocar um cinto à volta de uma criança que seja transportada no colo de um passageiro.
- Não devem ser efetuadas alterações nem acrescentos pelo utilizador que possam evitar que os dispositivos de ajuste atuem para eliminar a folga, ou evitem que o conjunto do cinto de segurança se ajuste para eliminar a folga.